Levada do Caldeirão Verde (PR9)

Print to PDF
Share on Facebook

PHOTOS


SUMMARY


Distance: 6.5 Km (+ 6.5 Km to return)

Difficulty: dificuldade_facil

Duration: 3-5 hours (round trip)

Start/End: Queimadas

Altitude min/max: 890/980 m

Keywords: Levada, Lagoon, Waterfall, Birds, Laurisilva Forest, Tunnel, Abyss, Endemic flora, Vertigo


DESCRIPTION


A true fairy tale in a green paradise that starts in the Queimadas’ house. Until you reach the majestic waterfall, the path is remarkably green. Along the way you have a magnificent view over the village of São Jorge and the great mountains.

The water is always present along the walk. You can see the water gushing from the walls, flowing on the levada and falling from the sky on raining days. It’s a fantastic trail and safe all year long.

You will find some tunnels along the way so do not forget your flashlight and protect your head.

Arriving at Caldeirão Verde, immerse yourself by the breathtaking view of the huge waterfall falling on the cold and crystalline lagoon. Make a picnic before you go, while enjoying the relaxing sound of water falling.

MAP



EQUIPMENT AND DIRECTIONS


Flashlight, Boots

Own, rented or taxi

32.7837, -16.9058

Horários do Funchal: 56, 103, 138

COMMENTS 112

  1. 04/02/2014 @ 21:28
    Samuel Duarte

    Queria fazer esta levada pra semana, o que se passa para estar encerrada?


  2. 05/02/2014 @ 09:52
    WalkMe

    Olá Samuel, de facto decorreram nos últimos tempos muitos trabalhos de recuperação de percursos pedestres na Madeira e ainda existem alguns trilhos encerrados. Acabamos de confirmar e esta Levada já se encontra aberta por isso só nos resta desejar boa caminhada! ;)


  3. 05/02/2014 @ 12:16
    Samuel Duarte

    Nice ;) A minha irmã vem cá pra semana e queria fazer umas levadas com ela, com esta reaberta as minhas escolhas serão: Levada nova - tabua Rabaçal - Levada das 25 fontes e risco Levada do moinho Levada fajã do rodrigues Caldeirão verde - caldeirão do inferno Parecem boas escolhas? ;)


  4. 05/02/2014 @ 12:47
    WalkMe

    Olá Samuel, vai ser uma semana em grande :) Rabaçal - 25 Fontes e Queimadas - Caldeirão Verde são as clássicas e populares que vale sempre a pena fazer. Mas tenho algumas recomendações, por exemplo: Vereda do Fanal (excelentes vistas com vários miradouros), Levada do Rei (é um pouco longe para chegar mas vale a pena) e Levada do Alecrim ou Lagos da Madeira (começam ambas no Rabaçal e é muito fixe). Se calhar fazia umas destas em vez da Levada Nova - Tabua e Levada do Moinho. Mas claro isto é so opiniões, o que interessa é fazer e conhecer a ilha por dentro. Boas caminhadas :D


  5. 05/02/2014 @ 13:17
    Samuel Duarte

    Fui pesquisar essas levadas e encontrei isto http://caminhadasnaminhaterra.blogspot.pt/2009/09/rabacal-levada-rocha-vermelha-rapidos.html é recomendável? A única levada que fiz cá na madeira foi o caldeirão verde, mas tanto eu como a minha irmã temos experiência de caminhadas, 8 anos nos escuteiros, caminhadas de vários dias com tenda às costas e acampar algures no meio do nada, ai que saudades...


  6. 05/02/2014 @ 15:37
    WalkMe

    Olá Samuel, essa caminhada acaba por juntar algumas das caminhadas referidas anteriormente. Só por si, a Levada da Rocha vermelha tem partes menos seguras (após alguns quilómetros de distância). Mas é uma questão de pesquisar informação e decidir tendo em conta a vossa forma física, o tempo disponível mas, acima de tudo, a vossa segurança! ;)


  7. 09/02/2014 @ 23:08
    Samuel Duarte

    Caldeirão feito, tudo lindo como sempre mas não nos ficámos por ali, seguimos em frente até ao caldeirão do inferno. De referir que instalaram protecções na levada e as (enormes) escadas estão devidamente arranjadas. Ainda não conhecia o caldeirão do inferno e aquilo é absolutamente brutal! Antes do caldeirão vi um túnel com carris de comboio (!?) Ainda andei um pouco nele mas vi que era absurdamente grande e voltei para trás, após o caldeirão verifiquei que a levada continuava mas como não sabia onde ia dar voltei em direcção às queimadas. Foi um dia bem passado, cansativo mas lindo :D Quando cheguei a casa investiguei o túnel e a Levada que segue do caldeirão. O túnel tem 2400Mts(!!) e vai até à Central da Fajã da Nogueira, certamente um percurso a fazer numa próxima oportunidade. A tal levada segue até à boaventura e segundo li o trajecto é extremamente longo, essa levada não me parece que o vá fazer...


  8. 21/02/2014 @ 17:17
    Paulo Jorge

    Viva, Conto ir uma semana em Julho à Madeira para caminhar. Se tivesse que escolher 4 percursos, que fossem emblemáticos (daqueles que são imperdíveis) quais me aconselhariam? Constrangimentos: já percebi que há percursos organizados por agências, mas pagaria mais por eles do que as passagens de avião (somos 2 pessoas). Embora caminhar não seja novidade para mim, o elemento "segurança" adquire aqui um peso razoável na decisão. Claro que a logística do transporte é outro factor a ter na devida conta. Ainda assim, quais me aconselhariam? Obrigado pela ajuda. PauloJorge


  9. 21/02/2014 @ 17:23
    Paulo Jorge

    Viva, Conto ir uma semana em Julho à Madeira para caminhar. Se tivesse que escolher 4 percursos, que fossem emblemáticos (daqueles que são imperdíveis) quais me aconselhariam? Constrangimentos: já percebi que há percursos organizados por agências, mas pagaria mais por eles do que as passagens de avião (somos 2 pessoas). Embora caminhar não seja novidade para mim, o elemento "segurança" adquire aqui um peso razoável na decisão. Claro que a logística do transporte é outro factor a ter na devida conta. Ainda assim, quais me aconselhariam? Obrigado pela ajuda. PauloJorge


  10. 23/02/2014 @ 00:39
    WalkMe

    Olá Paulo, é sempre complicado escolher apenas 4 percursos quando existe tantos e para mais quando cada pessoa tem as suas preferências. Alguns dos mais populares/turísticos são o Caldeirão Verde, as 25 Fontes, Vereda do Areeiro e Ribeiro Frio (estes dois últimos encontram-se atualmente fechados, mas em Julho esperemos que estejam abertos). Outros que não são tão conhecidos mas que pessoalmente gosto bastante são, Levada do Rei, Levada dos Cedros, Vereda do Fanal, Lagos da Madeira/Levada do Alecrim, Caminho do Pináculo (mais exigente), Levada do Paul, ok ok já chega, senão ficava aqui o dia todo. Boas caminhadas :)


  11. 02/03/2014 @ 11:44
    Fátima Lopes

    Bom Dia, estou a planear fazer esta levada no dia 15 de Março com um grupo de amigos, mas já ouvimos dizer que o piso está um pouco escorregadio devido a chuva. Será possível alguém me dizer se fez esta caminhada recentemente e se a levada está em boas condições?


  12. 02/03/2014 @ 11:44
    Fátima Lopes

    Bom Dia, estou a planear fazer esta levada no dia 15 de Março com um grupo de amigos, mas já ouvimos dizer que o piso está um pouco escorregadio devido a chuva. Será possível alguém me dizer se fez esta caminhada recentemente e se a levada está em boas condições?


  13. 03/03/2014 @ 10:28
    WalkMe

    Olá Fátima! A informação que temos é que a Levada está em boas condições para ser realizada. Quanto ao piso, é natural que possa estar um pouco escorregadio principalmente se chover nos dias em que pretende realizar a caminhada. De qualquer forma, recomendamos sempre a utilização de calçado adequado para garantir mais conforto e segurança durante a caminhada. Boas caminhadas! :)


  14. 18/05/2014 @ 14:39
    Alison rocha

    Boa tarde,eu estou a planear esta semana embarcar numa aventura em descoberta de um pouco mais do nosso património,estou a pensar fazer a levada do caldeirão verde e depois caldeirão do inferno,sabem me informar se a levada continua ?ou fica por ali ?se continua,vai até onde ?sabem distancias ? Obrigada pela atenção desde já !


  15. 18/05/2014 @ 15:14
    WalkMe

    Olá Alison, até ao Caldeirão Verde a informação é a que se encontra acima. Para o Caldeirão do Inferno basta continuar a levada após chegar ao Caldeirão Verde. Em relação à distância não temos essa informação ao certo, mas apostava em menos de 5km do Caldeirão Verde ao Inferno. Tem uma parte do caminho a subir, em degraus, entre 100 a 200 metros de altitude, por isso é necessário alguma resistência física, após chegar lá cima, existe vários caminhos, e o caminho correto é o mais a direita possível. Ainda é preciso andar um bocado e atravessar alguns túneis até chegar ao Caldeirão. E depois descansar, recuperar as energias e voltar :D Boas caminhadas. Esta informação nunca foi disponibilizada porque o caminho estava encerrado/perigoso e ainda tivemos oportunidade de fazer o percurso com as proteções que foram instaladas.


  16. 21/05/2014 @ 11:50
    Sara

    Bom dIa, irei à Madeira no próximo mês de Junho e gostaria de fazer uma levada, mas tenho uma bebe de 3 meses. Existe alguma levada totalmente segura, para que possa fazer com ela no marsupio? Obrigada


  17. 22/05/2014 @ 09:51
    WalkMe

    Olá Sara, a escolha da levada a fazer depende de cada um mas, na nossa opinião esta não será a melhor escolha para fazer com a bebé pois tem alguns túneis e pode ser desconfortável. Recomendamos por exemplo a Levada do Alecrim ( http://www.walkmeguide.com/pt/madeira/trail/23/levada-do-alecrim) que está situada na zona do Rabaçal ou mesmo a Levada do Paul da Serra (http://www.walkmeguide.com/pt/madeira/trail/54/levada-do-paul/)... Boas caminhadas! :)


  18. 18/06/2014 @ 16:40
    OHAN

    je veux bien avoir cette itinéraire ; car je suis amateur de rando et je vais le faire prochainement


  19. 19/06/2014 @ 19:55
    Sara

    Boa Tarde, De entre várias levadas que vi esta parece-me das mais bonitas para quem aprecia floresta tropical e cascatas, concorda comigo? Contudo tenho duas dúvidas importantes em relação a esta levada: 1. Tendo em conta que se trata de um grau de dificuldade fácil, pensa que é possível fazê-la sem guia? 2. Como é que chego de Santana a Queimadas, se o meu meio de transporte é um dos autocarros apresentados em cima? Existem sempre taxis disponíveis em Santana ou arrisco-me a ficar lá/ter de fazer um percurso de vários km a pé? Estes taxis sao muito caros? Pensa que é realista combinar com o taxista ir nos buscar novamente ou arriscamo-nos a ficar pendurados no regresso? Muito obrigada, O seu site está fabuloso e foi-me muito útil! Sara


  20. 20/06/2014 @ 10:08
    WalkMe

    Olá Sara, de facto esta é uma das Levadas mais populares e mais bonitas da nossa Ilha (entre muitas outras!). Respondendo às questões: embora a maior parte dos percursos possam ser feitos sem guia, o mais aconselhado para que não está habituado a fazer caminhadas é fazê-las com um guia ou com alguém que conheça o percurso. Para ter mais informações sobre os horários e percursos dos autocarros aconselhamos a consultar o website oficial da companhia: http://www.horariosdofunchal.pt/. Em relação aos táxis, é uma questão de contactar a linha de táxis da zona de Santana e colocar as questões (Praça de Táxis de Santana 291 572 540). Esperamos ter ajudado! Boas caminhadas :)


  21. 20/06/2014 @ 16:30
    Mona

    Bom dia, vou passar ai as ferias s e gostaria se iremos ter um guia turístico?Quanto custa ter um guia turístico? Podere-mos aparecer a qualquer hora? Tere-mos de levar comida? Quanto custa um passeio com 6 adultos e 1 criança com/sem guia turístico? Espero poder receber respostas em breve. obrigada ;)


  22. 20/06/2014 @ 18:23
    WalkMe

    Olá Mona, muito obrigado pelo contacto! Não oferecemos serviços de guias de natureza mas enviamos um e-mail com informação dos nossos parceiros e estamos certos que terão todo o gosto de fornecer a informação pretendida ;) Desejamos uma ótima estadia na Ilha!


  23. 23/06/2014 @ 12:34
    Sara

    Muito obrigada pela resposta! A sua ajuda foi muito util. estou entao a ponderar ir com um guia para a levada do caldeirao verde. consegue-me aconselhar alguem que faça esta caminha e a preço justo? pode-me enviar a resposta por e-mail Mais uma vez um muito obrigada e parabéns pSaraelo excelente site que criou.


  24. 26/06/2014 @ 22:10
    Joana Luís

    Grande Caminhada :) Uma das mais bonitas da ilha, cuidado com a água gelada da lagoa de decidirem mergulhar :P


  25. 06/08/2014 @ 00:51
    lisandra

    Ola boa noite eu queria ir fazer esta caminhada mas tenho de ir de autocarro, onde devo sair para ir para a levada?


  26. 06/08/2014 @ 09:40
    WalkMe

    Olá Lisandra, deve sair em Santana. Mas atenção desde o centro de Santana até ao início da caminhada (Queimadas) são alguns quilómetros de estrada e com uma inclinação bastante elevada. Poderá optar por ir de Táxi de Santana até às Queimadas. Boas caminhadas.


  27. 13/08/2014 @ 16:59
    Bia

    Olá, vou fazer esta levada para a semana e gostaria de saber se podemos levar fato de banho para entrar na lagoa pois já me foi dito que não é permitido mas no entanto tenho conhecidos que já fizeram a levada e que mergulharam. Obrigada boa tarde


  28. 13/08/2014 @ 17:58
    WalkMe

    Olá Bia, leva que refresca a mente e o corpo :) Não sabemos de nenhuma proibição e várias pessoas entram na água, mas atenção que está gelada! Boas caminhadas. :)


  29. 02/09/2014 @ 22:53
    Micael Santos.

    Boa Noite. Estou a pensar fazer esta levada na próxima semana com a minha namorada e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Qual a paragem de autocarro em que devemos sair e mais perto do início da levada? Obrigado e parabéns pelo trabalho desenvolvido.


  30. 03/09/2014 @ 09:31
    WalkMe

    Olá Micael, a paragem mais próxima fica no centro de Santana. Até ao início da caminhada (Queimadas) são alguns quilómetros de estrada e com uma inclinação bastante elevada. Poderás optar por ir de Táxi de Santana até às Queimadas. Boas caminhadas!


  31. 04/09/2014 @ 21:13
    Micael Santos.

    Muito Obrigado!


  32. 07/01/2015 @ 21:56
    Julio Chen

    Eu queria fazer uma caminhada em algumas levadas quais mais adequadas?


  33. 08/01/2015 @ 08:57
    WalkMe

    Olá Julio, a escolha da caminhada depende naturalmente de cada pessoa. À partida, as caminhadas com um grau de dificuldade inferior são as mais adequadas para aqueles caminhantes menos experientes. De qualquer forma recomendamos, como sempre precaução e, caso sintam alguma dificuldade, voltem para trás. O mais importante é desfrutar do passeio em segurança :) Boas caminhadas


  34. 11/01/2015 @ 19:34
    Pedro

    Boa Noite,eu e a minha familia somos novos por aqui e queríamos aventurarmos um pedaçinho pode nos aconselhar algum sitio intressante para começar uma aventura?


  35. 12/01/2015 @ 14:13
    WalkMe

    "Olá Pedro, a escolha da caminhada depende naturalmente de cada pessoa. À partida, as caminhadas com um grau de dificuldade inferior são as mais adequadas para aqueles caminhantes menos experientes. De qualquer forma recomendamos, como sempre precaução e, caso sintam alguma dificuldade, voltem para trás. O mais importante é desfrutar do passeio em segurança :) Se preferir, poderá optar por começar a caminhar com um guia ou grupo organizado. Boas caminhadas"


  36. 24/01/2015 @ 19:19
    Pedro

    Mas pode dizer algumas?


  37. 26/01/2015 @ 09:38
    WalkMe

    Olá Pedro, podemos sugerir a Levada do Rei, Levada do Alecrim, Um caminho para todos, Levada dos Cedros, Vereda dos Balcões, ... Há muito por onde escolher :) Uma vez mais, recomendamos precaução e relembramos que o mais importante é desfrutar do passeio em segurança :) Boas caminhadas!


  38. 11/02/2015 @ 14:24
    Luis Barreiros

    Antes demais Parabéns por este excelente projecto. Estou num dilema quanto a se se justifica comprar calçado proprio para montanha para fazer as Levadas ? Bem como roupa propria para caminhada em montanha,por exemplo calças impermeaveis? Tinha em mente levar roupa desportiva quente, umas calças fato de treino,sweat, polar e o impermeavel, que vos parece? Eu tenho umas botas da Cat que servem bem para a "montanha" mas se calhar a minha esposa convém ter tb um calçado de cano e com sola 4x4,não? Temos uns nike de cano alto, mas a sola não tem grandes relevos... Estamos a pensar fazer a Levada do Rei (ou outra) pra semana, entre dia 14 e 16 de Fevereiro, que temperaturas rondam nesta altura do ano na altitude da Levada do Rei? Agradeço desde já a vossa ajuda quanto ás minhas duvidas. Obrigado


  39. 11/02/2015 @ 15:02
    Luis Barreiros

    Antes demais Parabéns por este excelente projecto. Estou num dilema quanto a se se justifica comprar calçado proprio para montanha para fazer as Levadas ? Bem como roupa propria para caminhada em montanha,por exemplo calças impermeaveis? Tinha em mente levar roupa desportiva quente, umas calças fato de treino,sweat, polar e o impermeavel, que vos parece? Eu tenho umas botas da Cat que servem bem para a "montanha" mas se calhar a minha esposa convém ter tb um calçado de cano e com sola 4x4,não? Temos uns nike de cano alto, mas a sola não tem grandes relevos... Estamos a pensar fazer a Levada do Rei (ou outra) pra semana, entre dia 14 e 16 de Fevereiro, que temperaturas rondam nesta altura do ano na altitude da Levada do Rei? Agradeço desde já a vossa ajuda quanto ás minhas duvidas. Obrigado


  40. 12/02/2015 @ 11:37
    WalkMe

    Olá Luís! Agradecemos o contacto! Para fazer caminhadas recomenda-se vestuário e calçado adequado, que seja confortável. O investimento em vestuário/têxtil específico irá sempre ser uma decisão vossa, consoante a vossa experiência e objetivo. Em relação à Levada do Rei, não conseguimos prever a temperatura ou estado do tempo, pois estamos na Madeira e, como bem sabemos, o tempo na Ilha é particularmente imprevisível! Há dias em que podemos apanhar as 4 estações do ano apenas mudando de localização! Desejamos ótimas caminhadas e qualquer coisa que possamos ajudar, estamos ao dispor! :)


  41. 12/02/2015 @ 11:38
    WalkMe

    Olá Luís! Agradecemos o contacto! Para fazer caminhadas recomenda-se vestuário e calçado adequado, que seja confortável. O investimento em vestuário/têxtil específico irá sempre ser uma decisão vossa, consoante a vossa experiência e objetivo. Em relação à Levada do Rei, não conseguimos prever a temperatura ou estado do tempo, pois estamos na Madeira e, como bem sabemos, o tempo na Ilha é particularmente imprevisível! Há dias em que podemos apanhar as 4 estações do ano apenas mudando de localização! Desejamos ótimas caminhadas e qualquer coisa que possamos ajudar, estamos ao dispor! :)


  42. 14/02/2015 @ 16:11
    Mihran Portugalyan

    Olá. Esta segunda-feira vou fazer uma caminhada com amigos e estou indeciso entre três: Caldeirão Verde, Ribeiro Frio (Portela) e Caminho do Pináculo/Folhadal. Alguém me sabe dizer se alguma dessas levadas está encerrada? obrigado


  43. 15/02/2015 @ 22:23
    WalkMe

    Olá Mihran, a informação mais atualizadas que temos sobre essas caminhadas indicam que qualquer uma delas está aberta ;) Boas caminhadas!


  44. 16/02/2015 @ 14:01
    Ricardo

    Antes demais os meus parabéns e obrigado pela ideia deste site. Eu estou a planear ir à Madeira no incio de Março e está se a revelar-se um verdadeiro desafio escolher quais as levadas a fazer! :) Talvez vocês me possam dar algumas dicas. Eu estou a pensar se é possivel fazer num dia uma caminhada a começar em Curral das Freiras (PR2) até Torrinhas depois PR1.3 até Pico Ruivo e depois PR1.1 até Ilha ou PR9 até Queimadas. Outra opção é a partir do Pico Ruivo ir pelo Pico do Arieiro e Poiso (A levada do Pico do Arieiro continua fechada?). É possivel fazer uma caminhada destas num dia a sair cedo do Funchal? Os bus 56/103/138 pra ir pra levada do Caldeirão param aonde? A que distancia do incio da levada marcada no vosso mapa? Muito obrigado e continuem o bom trabalho.


  45. 16/02/2015 @ 14:27
    WalkMe

    Olá Ricardo, é possível mas essa caminhada (Curral das Freiras - Ilha) é bastante puxada. Começa no Curral nos 700m altitude, sobe até às Torrinhas 1400m, sobe para o Pico Ruivo 1800m e desce para a Ilha nos 400m. A distância não sei bem, mas deve ser menos de 20km. As Queimadas ficam a 900m altitude sempre é melhor. A informação que temos é que a Vereda do Pico Ruivo - Pico do Areeiro continua fechado. Os autocarros referidos ficam no centro de Santana (350m altitude) que fica a alguns km das Queimadas. Podes subir de taxi.


  46. 16/02/2015 @ 14:30
    WalkMe

    Ricardo, nessa zona como alternativa podes fazer Achada do Teixeira - Pico Ruico - Encumeada. (Na Achada não há autocarros). Outra caminhada que gosto particularmente é a Vereda do Fanal que podes juntar à Levada dos Cedros que começa/acaba no Fanal. Esta caminhada é na zona oeste da Ilha da Madeira. Boas caminhadas.


  47. 03/03/2015 @ 14:28
    Beatriz Lourenço

    Olá! Desde já parabéns pelo site! Vou este fim de semana (7/8 Março) à Madeira e gostaria de fazer uma levada. No entanto, vamos 3 jovens e mais 2 pessoas mais velhas pelo que queria fazer uma levada que não fosse muito puxada para elas. Em terreno mais plano, mas que também fosse bonita. O que me recomendam? A do Caldeirão é muito puxada? Era essa a que eu mais gostava. E a vereda dos Balcões já está na lista :) Obrigada!


  48. 04/03/2015 @ 09:42
    WalkMe

    Olá Beatriz, é sempre complicado dizer se uma caminhada é ou não puxada, pois depende bastante das pessoas que a fazem. O ideal será analisar as várias opções, lendo as descrições, olhando para as fotografias e consultando a informação complementar de forma a perceber, com base na capacidade física de cada elemento do grupo, se a caminhada é ou não adequada. Resta desejar uma ótima estadia na ilha e...boas caminhadas! :)


  49. 04/03/2015 @ 16:47
    Beatriz Lourenço

    Muito obrigado pela resposta. Neste caso são pessoas que se cansam facilmente. Talvez a das Lagoas (Alecrim) seja mais fácil, certo? Pelo menos do que andei a analisar e a comparar. Até porque dizem que é bem bonita. Começa a contagem decrescente, estou ansiosa :) Obrigado pela atenção despendida!


  50. 05/03/2015 @ 08:52
    WalkMe

    Olá Beatriz. A Levada do Alecrim pode ser uma boa opção e é de facto muito gira! Como é relativamente curta, pode ser feita com calma parando de vez em quando para apreciar a paisagem e o próprio percurso. De igual forma recomendamos precaução durante a caminhada e relembramos que o importante é ter uma boa experiência! Boas caminhadas!


  51. 05/03/2015 @ 16:44
    S.Silva

    Boa tarde, há algum contacto de guias para fazer esta levada do caldeirão? vou à Madeira para a semana e quero fazer...Obrigado.


  52. 03/04/2015 @ 09:38
    Patricia Gabriel

    Ola bom dia! A levada do Caldeirão ainda se encontra encerrada?


  53. 07/04/2015 @ 08:50
    WalkMe

    Olá Patricia, segundo a informação oficial do Turismo, o percurso ainda está encerrado.


  54. 07/04/2015 @ 09:03
    Patricia Gabriel

    Bom dia, Obrigada, queria muito fazer esta levada para a semana pois vou ai. Fica para uma próxima! Excelente trabalho, esta aplicação é muito útil. Parabéns!


  55. 23/04/2015 @ 09:57
    Patricia Gabriel

    Bom dia! Informou que a Levada do Caldeirão Verde já se encontra aberta apenas o percurso que segue para o Caldeirão do Inferno está encerrado.Pois fiz a Levada do Caldeirão Verde esta terça feira.É fantástica! Recomendo!


  56. 25/04/2015 @ 01:27
    rachel

    so its not closed?


  57. 14/05/2015 @ 00:34
    Sandra Moiteiro

    Boa noite, Estamos hospedados na Madeira desde ontem é pretendemos dedicar parte do dia de amanhã para fazer uma levada e esta do Caldeirão Verde foi-nos bastante recomendada. No site Visit Madeira consta a informação que este percurso está temporariamente encerrado. Confirmam esta informação? Muito obrigada pela atenção.


  58. 14/05/2015 @ 08:52
    WalkMe

    Bom dia Sandra, o percurso encontra-se aberto até ao Caldeirão Verde. Só a ida para o Caldeirão do Inferno é que está encerrada. Informação do VisitMadeira: "CONDICIONADO TEMPORARIAMENTE - Encontra-se encerrado a partir do Caldeirão Verde em direção ao Caldeirão do Inferno, devido à ocorrência de uma derrocada." Boas caminhadas :)


  59. 14/05/2015 @ 13:29
    Sandra Moiteiro

    Muito obrigada pela rápida resposta. Assim sendo vamos manter os planos, já que a ideia era ir apenas até ao Caldeirão Verde. Iremos amanhã! :)


  60. 12/09/2015 @ 14:50
    Pedro

    Boa tarde. Sei que há vários grupos de caminhadas bastante bem organizados e devidamente acompanhados que fazem percursos com alguma regularidade. No entanto parte desses percursos envolve mais partes de montanha, e não propriamente levadas. Ser-me-ia capaz de indicar grupos que fazem quase exclusivamente levadas, ou que grande parte do percurso seja feito em levadas, e que possa ser feito por pessoas relativamente inexperientes? Já agora queria-o parabenizar pelo site. Está extremamente bem organizado e documentado. Parabéns!


  61. 15/09/2015 @ 22:18
    Indalécio Ornelas

    Boa noite! Desde já quero felicita-los pela excelente página e com toda a devida informação das nossas belas levadas que algumas delas já tive o prazer de fazer sendo que esta é uma das que ainda está por realizar.. gostaria de saber se neste momento encontra-se transitável e se sim só até ao caldeirão verde ou já reabriu também até ao caldeirão do inferno!? Cumprimentos..


  62. 16/09/2015 @ 08:27
    WalkMe

    Olá Indalécio! Agradecemos o feedback! Segundo a última informação oficial, o percurso do Caldeirão Verde encontra-se aberto embora seja necessária precaução devido à possibilidade de quedas de pedras. O percurso até ao Caldeirão do Inferno está condicionado... é uma questão de, ao chegar lá, verificar a sinalização que indica o estado do troço entre o Caldeirão Verde e o Caldeirão do Inferno. Boas caminhadas!


  63. 16/09/2015 @ 12:44
    Indalécio Ornelas

    Obrigado pela breve resposta e sendo assim vou manter os planos para este fim de semana e fazê-la ;)


  64. 22/09/2015 @ 10:16
    Rita Coelho

    Bom dia, vou estar na Madeira no inicio de Outubro e gostava de fazer umas caminhadas. O meu alojamento vai ser no Funchal (centro) e não queríamos alugar carro. Quais são as melhores caminhadas para aceder de transportes publicos? Obrigada


  65. 23/09/2015 @ 09:29
    WalkMe

    Olá Rita, antes de mais agradecemos o contacto. Existem várias caminhadas que podem ser realizadas utilizando transportes públicos. O melhor mesmo será analisar as diversas opções e escolher aquela que melhor se adapta aos vossos gostos (terreno plano, mais ou menos vegetação, dificuldade, etc.). Neste site, assim como nas apps móveis são disponibilizadas um conjunto de informações que poderão ser úteis nessa escolha. Cumprimentos e boas caminhadas!


  66. 22/10/2015 @ 20:06
    Sofia Rood

    Antes de mais muitos parabéns por esta excelente app, muito eficaz mesmo, está top, parabéns! Esta levada já a fiz 2 vezes e recomendo vivamente, vale a pena os 13Km percorridos, as paisagens são fantásticas e a levada em si é acessível. Continuações.


  67. 28/10/2015 @ 12:02
    marisa roque

    ola vou estar na madeira alojamento funchal centro e recomendaram me a levada do inverno,já está reaberto o caminho até ao caldeirao do inverno? como se faz a caminhada? é necessário algum guia ou é só ir até ao sitio de inicio e ir seguindo o caminho?? algum material mais necessário? ou recomendado? qual o sitio (morada) da levada? as datas que vou estar é 28 novembro a 1 dezembro será recomendado fazer a levada?


  68. 28/10/2015 @ 12:22
    WalkMe

    Olá Marisa, o percurso encontra-se encerrado a partir do Caldeirão Verde em direção ao Caldeirão do Inferno, devido à ocorrência de uma derrocada. Pode fazer apenas até ao Caldeirão Verde que até é mais giro. Para chegar lá basta seguir o mapa nesta página.


  69. 04/11/2015 @ 08:32
    su

    ola eu vou para a madeira dia 20. sera que alguèm sabe se o percurso esta aberto? e da pa ir 2 pessoas sozinhas?


  70. 11/11/2015 @ 23:26
    Monica Silva

    Su normalmente a levada encerra se houver muita tempestade e ocorrer derrocadas. Normalmente sigo esta app. Faz-se muito bem 2 pessoas. Não tem que enganar porque só há um caminho. Do caldeirão Verde para o C.Inferno é que tem de se estar atento nos vários túneis e cuidado com queda de pedras.


  71. 26/11/2015 @ 08:11
    Pilar

    Buenos días, tengo pensado ir a Madeira el proximo mes de marzo y me gustaria hacer alguna levada o ruta de senderismo con guia. Por favor, indícame que rutas haceis con gúia y de ellas cual es la mas espectacular para poder elegirla. No me importa la dificultad, ni la distancia ni el tiempo que se tardaría en hacer. Muito obrigada. Pilar.


  72. 30/11/2015 @ 22:54
    WalkMe

    Hola Pilar, gracias por escribir. Para realizar senderos con guía te recomendamos que visite la página www.madeiraoutdoor.com. EN ella encontrarás todas las caminatas con guía que están disponibles y podras solicitar más información. Además en esta página (así como la app para iOS y Android) puedes consultar en detalle un gran conjunto de rutas de senderismo en la isla. Es una cuestión de ver la que más se adapta a tu gusto y..a disfrutar! Un saludo!


  73. 27/12/2015 @ 18:11
    victoria

    hi, i see that you mention some bus lines stopping nearby. Does that mean that this walk is doable without a car? We will be staying in Funchal, i found that these busses go to Santana. Is the trail far from the bus stop? Could i walk there? Or are there any taxis? thank you


  74. 28/12/2015 @ 12:27
    WalkMe

    Hi Victoria! You can go by bus to Santana and there, we recommend your to get a Taxi to the begining of walk :) Hope you enjoy the Island! Happy new year :)


  75. 28/12/2015 @ 15:24
    victoria

    Thank you for the response. Do you how much would cost a taxi to go there. I do not really know the fairs there. Thank you


  76. 29/12/2015 @ 00:57
    WalkMe

    Hi Victoria, we really don't know the cost of the taxi. However, you can ask in your hotel reception, I'm sure they'll be pleased to help you to get that info ;)


  77. 07/01/2016 @ 13:16
    Luis Mauricio

    Foi uma experiência extraordinária. A cascata vale bem as 4 horas de caminhada. Vistas magníficas e um cheiro a aventura na passagem do túnel mais comprido.


  78. 09/02/2016 @ 23:38
    Sara

    Gostaria de fazer este percurso esta semana, alguém sabe se está aberto? Li uma informação de que entre o Caldeirão Verde e o C. do Inferno está temporariamente inacessível.


  79. 10/02/2016 @ 08:36
    WalkMe

    Olá Sara, as últimas informações oficiais indicam que o percurso do Caldeirão Verde está aberto e transitável. Já a ligação para o Caldeirão do Inferno está temporariamente encerrada devido a uma derrocada. Boas caminhadas :)


  80. 12/02/2016 @ 01:01
    Paulo Botelho

    Boa Noite Vou fazer dois dias de caminhada intensa, cerca de 30/35 km por dia, na Ilha da Madeira, entre os dias 19 e 20 de Março e gostaria de saber qual algumas sugestões. Vi o programa de uma empresa da região e gostava de saber se é possivel atravessar uma grande parte da ilha em dois dias partindo da Levada do Caldeirão Verde. Obrigado pela atenção Paulo Botelho


  81. 15/03/2016 @ 07:20
    Hana

    Hi, is Caldeirao Inferno accessible by tunnel of Levada do Pico Ruivo? And is any chance that the way from Caldeirao Inferno to Caldeirao Verde will be opened again to 7 April?


  82. 21/03/2016 @ 10:45
    WalkMe

    Hi Hana, there is no tunnel from Pico Ruivo to Caldeirão do Inferno. Regarding the Caldeirão do Inferno to Caldeirão Verde, we can not assure you that the path will be open. However, if we have any news we'll post them on our Facebook page. Thank you and enjoy the walks! :) Follow us at facebook.com/WalkMe.Guide


  83. 25/03/2016 @ 11:04
    hana

    Hi, thank you for your response but I am afraid that it is misunderstanding. I asked not tunel from Pico Ruivo but from Vereda da Faja da Nogueira. This tunel is named as Túnel Levada do Pico Ruivo on my map but later I found another map where the way through this tunel is described only Vereda da Faja da Nogueira. Thank you.


  84. 28/03/2016 @ 08:41
    WalkMe

    Hi Hana :) The last information we have about the Vereda da Fajã da Nogueira is that is open. However, when you're walking along the trails, your safety is the most important thing. So be sure that you turn back if you find at some point a sign, interruption, failure or so. Hope you enjoy the island :D


  85. 04/04/2016 @ 09:33
    José Mendes

    Boas. O início desta caminhada (Queimadas) está acessível por carro?


  86. 04/04/2016 @ 11:52
    WalkMe

    Olá José, existe uma estrada que vai ter à Casa das Queimadas, logo no início do percurso para o Caldeirão Verde. Não temos informação que a estrada se encontre encerrada por isso, à partida, estará acessível :) Boas caminhadas!


  87. 22/04/2016 @ 19:12
    Raquel

    Boa noite, Dado que vou estar na Madeira nos próximos dias e estou a pensar fazer esta levada, gostaria de saber se a mesma está acessível durante todo o seu percurso. Muito obrigada!


  88. 25/04/2016 @ 19:38
    WalkMe

    Olá Raquel, segundo a última informação oficial, o percurso está aberto e em condições para ser realizado até à cascata final :) Boas caminhadas!


  89. 15/06/2016 @ 11:23
    daniel

    einer der schönsten und besten Wanderung in Maderia sehr empfehlenswert


  90. 01/07/2016 @ 10:08
    Luis Henriques

    Olá. Parabéns pela informação excelente disponível no site. Para este percurso da Levada do Caldeirão Verde podem dizer-me como se chega, levando carro próprio, desde a estrada até ao início da Levada? Ou é necessário deixar o carro na estrada principal? Há indicações daí até ao início da Levada para ir a pé? Muito grato pela ajuda. Luis


  91. 01/07/2016 @ 21:59
    WalkMe

    Olá Luis, pode deixar o carro mesmo no início do percurso, junto à casa das Queimadas. Basta consultar o mapa acima ou mesmo as coordenadas de início da caminhada :) Boas caminhadas


  92. 12/07/2016 @ 23:52
    Bruna Nini

    Fiz este percurso há um mês e adorei a vista é incrível e é acessível a qualquer pessoa. O ideal é fazer se em dias de sol pois como estamos numa altitude elevado se estiver nublado deixa de ter visibilidade.


  93. 21/07/2016 @ 00:17
    Jesús

    la ruta es preciosa! enhorabuena por la aplicación, nos ha venido genial durante las rutas. una sugerencia: las coordenadas gps del inicio de la ruta (google maps) no corresponden con el punto de partida. En el mapa que adjuntáis si que está perfecto.


  94. 22/07/2016 @ 22:58
    inês

    Em que paragem saímos para quem apanha o autocarro vindo do Funchal? nos horários nenhum fala das queimadas. obrigada


  95. 16/09/2016 @ 20:23
    José

    Boa tarde a todos. Apenas uma questão respeitante a esta levada: Aquela casa típica (com telhado de colmo) que até aparece aqui nas fotos do cabeçalho desta caminhada... este local fica no inico da caminhada ou no fim do percurso? Obrigado!


  96. 16/09/2016 @ 20:40
    José

    Boa tarde a todos. Apenas uma questão respeitante a esta levada: Aquela casa típica (com telhado de colmo) que até aparece aqui nas fotos do cabeçalho desta caminhada... este local fica no inico da caminhada ou no fim do percurso? Obrigado!


  97. 16/09/2016 @ 22:42
    WalkMe

    Olá José, fica no início do percurso :D Boas caminhadas!


  98. 19/10/2016 @ 15:41
    Tony green

    hi - want to do this tomorrow but wondered if there was anywhere to park near the start and is the walk fully open now???


  99. 27/10/2016 @ 23:28
    Dias

    Excelente percurso, paisagens fantásticas com bastantes quedas de água. Percurso um bocado perigoso em dias de chuva. Obrigatório levar lanterna para atravessar alguns túneis.


  100. 01/12/2016 @ 22:03
    simao e raquel

    olá a todos fizemos hoje todas as levadas deste percurso, caldeirão verde , caldeirão do inferno, a seguir outra levada até outro caldeirão, e por fim um túnel enorme ,40 minutos a andar pra cada lado. 24 km. 7 horas é durinho


  101. 20/12/2016 @ 20:17
    Luis

    Dia 18 fizemos está levada pelo caldeirão verde até ao caldeirão do inferno. Apanhámos chuva a maior parte do percurso. A água era muita, saltava fora das levadas principalmente dentro dos túneis, pingava muita pelas ravinas abaixo e as quedas de água estavam muito fortes. Ao fim de 1,1 Km temos a primeira queda de água, que nos obriga a descer e depois subir umas escadas, passando por fora da levada, 500 metros á frente a levada passa por uma pequena ponte, sobre a ribeira dos Cedros, 1,4Km depois aparece a primeira lagoa com queda de água na ribeira da Fonte de Louro, atenção não é este o caldeirão Verde. Após 4 túneis e mais 3 km, devidamente assinalado, num pequeno desvio aparece o caldeirão Verde, caía muita água ravina abaixo. DENTRO DOS TÚNEIS É OBRIGATÓRIO LANTERNA MAS NÃO OLHEM SÓ PARA O CHÃO, O TETO É MUITO IRREGULAR E BAIXO E QUANDO MENOS SE ESPERA TEMOS UM TRAUMATISMO... Quem tiver pernas e quiser subir 500 degraus deve continuar para o caldeirão do Inferno, vale a pena.


  102. 20/12/2016 @ 21:44
    Luis

    Do caldeirão verde ao caldeirão do inferno... Seguindo a levada do caldeirão verde e 1,1 Km depois inicia a subida, cerca de 420 degraus, que dão acesso a levada superior do caldeirão verde, aí os túneis são muitos e a água era muita, nesta fase e dentro dos túneis muitas vezes tem que se caminhar dentro de água, há vários túneis com cruzamento de levadas mas o caminho está indicado. 700 metros depois, ao sair de um túnel, com várias janelas com vista soberba, entra-se a meio de um desfiladeiro, umas das partes mais bonitas desta caminhada, aberto pela água com 30 metros acima da nossa cabeça e 30 metros por baixo dos pés, com água a aparecer de várias quedas de água, atravessa-se por uma ponte e entra-se então noutro túnel com abertura apertada. Mais 400 metros, após uma pequena subida entra-se no caldeira do Inferno, onde a água que caía pela escarpa era muita. A vista ao longo de todo o trajecto sobre o norte da ilha é muito bonita, o nevoeiro foi escondendo a sua beleza. Total 18 Km, 5 horas... dia inesquecível e um grande "galo" na cabeça.


  103. 29/12/2016 @ 10:52
    Kathy

    does anyone know if you can park at the start of the Casa de Abrigo walk? Thanks


  104. 31/01/2017 @ 10:51
    Maria do Carmo Silva

    Bom dia, quais as melhores levadas para fazer com uma criança de 8 anos? Achei a do Caldeirão Verde muito interessante mas penso que 6.500km é muito para o miudo , sem falar que depois temos o caminho de volta!


  105. 31/01/2017 @ 17:42
    WalkMe

    Olá Maria do Carmo, tudo depende de criança para criança. No entanto podemos sugerir algumas que à partida são mais fáceis como a Levada do Alecrim, O caminho para Todos e a Vereda dos Balcões. Boas caminhadas! :)


  106. 15/03/2017 @ 19:56
    Uwe

    Diese Strecke muss man unbedingt mit der weiterführenden 2,2 km do Inferno laufen. Ein einmaliges Erlebnis.


  107. 23/04/2017 @ 04:30
    Pedro Queirós

    Boa dia. Muito bom este site. É possivel fazer pelo menos 1/3 destes percursos em 6 dias com viatura propria? Saudações e obrigado!


  108. 24/04/2017 @ 10:50
    WalkMe

    Olá Pedro :D A quantidade dos percursos a realizar irá depender de muitos factores como as condições meteorológicas, a condição física dos caminhantes, etc. É uma questão de planear bem as caminhadas que pretendem fazer e organizar os dias da melhor forma para que consigam fazer a maior parte das que pretendem :) Desejamos boa estadia e boas caminhadas! :D


  109. 28/06/2017 @ 09:30
    Xavier

    super levada a recommandé facile très très jolie et magnifique cascade a l'arrivée


  110. 22/07/2017 @ 18:45
    edna

    Muito boa tarde. Era só para reedificar um comentário que fizeram sobre o percurso da levada caldeirão verde. Mais propriamente o número de degraus que fazemos para o caldeirão do inferno. O número de degraus é 295 e não 420 como alguém pôs. Muito obrigada.


  111. 07/08/2017 @ 00:07
    Manuela Cunha

    Boa noite, a informação dos autocarros está actualizada? É uma opção viável aceder ao percurso por essa via? Muito obrigada,


  112. 07/08/2017 @ 09:22
    WalkMe

    Olá Manuela, sim a informação dos autocarros está correta. Mas esses autocarros ficam no centro de Santana, será necessário subir até às Queimadas por outro meio de transporte. Boas caminhadas :)



LEAVE YOUR COMMENTS ABOUT THIS TRAIL



Terms & Conditions
Designed & Developed by WALKME MOBILE SOLUTIONS, LDA

All the information (text and pictures) in this website is authored by WALKME MOBILE SOLUTIONS for exclusive use. Partial sharing is allowed whenever it is accompanied by credits and hyperlinks to the author. Copying, reproduction, modification or distribution of any of the contents of this website without the prior written consent is strictly prohibited. For commercial use contact us.